Gravida Pode Usar Vitamina C No Rosto

Gravida Pode Usar Vitamina C No Rosto

Marcela cuida de sua beleza desde o começo da gravidez. No sétimo mês, se acha mais bonita do que antes

Grávida tem de comer bem e fazer atividades físicas. São atitudes insubstituíveis para uma gestação saudável, dizem os especialistas. Mas também tem de cuidar da beleza. Não é porque o abdome cresce, a cintura desaparece, seus pés e o nariz incham que você precisa ficar se sentindo feia. Nossa boa notícia: existe vida estética durante a gestação, após o parto e no período de amamentação, para você conviver melhor com todas as mudanças geradas pela gravidez. Com alguns cuidados e conhecimento do que é possível fazer a cada etapa, além de saudável, você pode ficar linda todo o tempo. Basta ter o consentimento do seu obstetra e o cuidado de checar se é alérgica a substâncias que poderá usar pela primeira vez.

Para ativar a circulação e combater celulite, estrias e o inchaço
NA GRAVIDEZ

Drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último trimestre, segundo Zsuzsanna Jármy Di Bella, ginecologista e obstetra da Universidade Federal de São Paulo – ela própria no quarto mês da segunda gravidez e em busca de uma brecha na sua agenda para a drenagem. 'É o que me permitirá calçar sapatos no nono mês', brinca.

A drenagem deve ser feita por fisioterapeuta. O profissional pressiona e desliza a mão por todo o corpo, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, que trabalham para eliminá-lo pela urina. Academias, clínicas, spas, hotéis e até cabeleireiros oferecem o serviço. Para não correr riscos, verifique se o local ou o profissional são cadastrados na Sociedade Brasileira de Medicina Estética (www.sbme.org.br).

Lisa Wajsbrot, 29 anos, psicóloga, no quarto mês de gestação, experimentou a drenagem, ao receber sinal verde de seu obstetra. 'Senti logo a diferença. Meu corpo desinchou, e me sinto mais disposta', conta. A drenagem ativa a circulação, que fica mais lenta por causa do aumento de sangue no corpo da gestante. 'E combate a celulite, pois diminui a retenção de líquidos, responsável pelos furinhos que se formam na pele', explica Carla Góes Sallet, cirurgiã plástica especializada em medicina estética e autora do livro Grávida e bela: um guia prático de saúde e beleza para gestantes (Editora Senac, 2001).

Para a gestante que não gosta de massagem manual, a dermotonia, uma técnica francesa, pode ser a alternativa. É aplicada por profissional treinado, com um aparelho que faz uma levíssima sucção na pele, com os mesmos efeitos da drenagem manual. É a única técnica com aparelho que pode ser usada pela gestante. Se é a opção para você, cuidado: não a confunda com a endermologia, método semelhante, mas feito com sucção bem mais forte, imprópria para o período de gravidez. A aspiração pode causar varizes. Na gestação, os vasos ficam mais frágeis, devido ao aumento de volume sanguíneo.

Creme com vitamina C clareia manchas

As alterações hormonais na gravidez aumentam a chance de surgirem manchas e acnes no rosto. As primeiras, porque as células responsáveis pela pigmentação da pele são mais estimuladas. O ideal é ficar longe do sol e usar filtros solares com fator de proteção 15, no mínimo. Quem trabalha na rua ou se expõe à luz fluorescente deve aumentar a proteção para 20. Segundo a dermatologista Denise Steiner, cremes com vitamina C não interferem na gravidez e podem ser usados à noite, para ajudar a clarear a pele. 'Depois do desmame, é possível fazer um tratamento com ácido retinóico para melhorar as manchas', explica a dermatologista Lígia Kogos.

Na gravidez e na amamentação, o retinóico é proibido: passa pelo leite, causa malformação no feto e pode afetar o desenvolvimento do bebê.

Isso também vale para os peelings – descamações feitas com ácidos. 'Cheque com o médico os produtos que usava, pois até mesmo alguns vendidos em drogarias podem conter ácidos', alerta Denise Steiner. Para cuidar de possíveis acnes, a receita é lavar o rosto com sabonete à base de enxofre, fazer limpezas de pele (os cremes usados não contêm ácidos) e utilizar produtos indicados para peles oleosas, geralmente na forma de gel.

Plásticas e lifting envolvem os mesmos riscos de uma cirurgia e só devem ser feitos após o desmame. O mesmo é aconselhado para produtos que mexem com os músculos. 'Como ainda não temos conhecimento científico dos efeitos do botox e dos cremes que contêm DMAE, o melhor é não usá-los até parar de amamentar', explica a coordenadora do setor de Cosmiatria e Laser da Universidade Federal de São Paulo, Alessandra Haddad de Lima, grávida de sete meses.

Gravida Pode Usar Vitamina C No Rosto

Source: http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC406531-2215,00.html

Share:

Tidak ada komentar:

Posting Komentar

Recent Posts

banner